Terça, 24 de Novembro de 2020
61 00000000
Anúncio
Saude ..

FITOTERÁPICOS: Os segredos da Mama cadela (Brosimum gaudichaudii)

.Autores: Farm. Jéssica Pereira Dr. Alvaro Galdos

17/02/2017 16h50
294
Por: Publica DF Fonte: Autores: Farm. Jéssica Pereira Dr. Alvaro Galdos

Os fitoterápicos são drogas extraídas de plantas medicinais ou parte delas (flores, frutos, cascas, folhas e raízes) que possuem propriedades confirmadas de prevenção, tratamento e cura de diversas doenças. Na atualidade cerca de 50% das drogas empregadas na terapêutica são extraídas direta ou indiretamente de plantas medicinais. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 70% a 95% da população de países em desenvolvimento utilizam plantas com fins terapêuticos.

O cerrado é um dos maiores biomas brasileiros, ocupando 23% de todo território nacional. Mais de 500 espécies de plantas medicinais são utilizadas por comunidades tradicionais que vivem no cerrado. Uma família encontrada neste bioma é a Moraceae, a qual inclui em torno de 50 gêneros e 1.500 espécies, no Brasil ela é representada por 27 gêneros e aproximadamente 250 espécies incluindo arbustos, árvores e ervas normalmente latescentes.

Entre as espécies de interesse temos a Brosimum gaudichaudii conhecida popularmente como mama cadela, é utilizada na medicina popular, principalmente no tratamento contra o vitiligo apresentando também ação anti-inflamatória, antirreumática, diurética, desintoxicante, depurativo do sangue, hepatite, aromatizante, dieta de bovinos, possui atividade antimicrobiana e fotossensibilizante. A Brosimum gaudichaudii possui metabólitos secundários tais como taninos, flavonóides, saponinas, alcalóides e terpenóides, responsáveis por muitas das suas propriedades terapêuticas. Atualmente as plantas estão sendo estudadas a fim de encontrar biocompostos com características antimicrobianas, sendo imprescindível a problemática da resistência que muitos microrganismos já adquiriram aos antibióticos convencionais. O principal fator responsável pela resistência é o uso inadequado dos antibióticos por parte da população, diminuindo cada vez mais as opções de tratamento. Salientamos que a pesquisa da toxicidade da Mama cadela é de grande importância, já que pode agravar ao paciente com altas doses dela. Devido ao grande problema de resistência aos antimicrobianos utilizados atualmente no tratamento de numerosas infecções e a busca cada vez mais de medicamentos fitoterápicos é de extrema relevância o estudo das folhas de Brosimum gaudichaudii, como uma nova possibilidade de medicamento fitoterápico.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias