Jean Marques, fotógrafo, tem uma história marcada por lutas internas e superação. Durante anos, ele travou uma batalha silenciosa contra pensamentos suicidas, sem compartilhar seus dilemas com ninguém. Hoje, ele usa sua experiência para inspirar outros a buscar ajuda.
Em seu relato, Marques descreve a importância do apoio profissional e familiar no combate à aos pensamentos suicidas. Ele ressalta que muitas vezes, os jovens evitam procurar ajuda devido ao medo de retaliações e preconceitos, tanto próprios quanto de suas famílias. Jean, que já demonstrou descrença e indiferença, encontrou na fotografia uma forma de expressão e terapia que o ajudou a superar momentos difíceis na sua jornada.
"Quando você diz que tudo está acabado é porque você desistiu. Durante muito tempo travei uma luta cruel com meus pensamentos e tentativas de suicídio. Resolvi procurar apoio depois de muitos anos de sofrimento. Fez toda diferença! Na maioria das vezes muitos jovens não procuram Apoio com medo das retaliações e por falta do apoio da família. Ficam presos sozinhos nesse mundo quase invisível", conta Jean em seu diário.
A paixão pela fotografia começou na infância, evoluindo com o tempo e se tornando uma ferramenta vital para sua saúde mental. Em 1996, Jean se apaixonou pelo fascinante mundo da fotografia, aprimorando-se na arte de registrar imagens da natureza. Em 2001, ingressou na carreira profissional, ganhando prêmio e reconhecimento pela sua sensibilidade e criatividade. "A fotografia mexe com a imaginação e nos leva a outro nível de conhecimento. O momento do registro é bem interessante. Esquecemo-nos do tempo observando os detalhes. São momentos únicos. A fotografia é congelada e ficam para sempre na memória", afirma Jean.
Além de ser uma forma de expressão artística, a fotografia se tornou uma terapia que ajudou a combater a depressão e pensamentos suicidas e varias crises. "Registrar pequenas plantas em especial é uma terapia que me traz paz e ajuda no combate à depressão. Fotografia é isso: congelar o tempo e relembrar os melhores momentos da vida. Amigo leitor não deixe que nada nessa vida o faça parar. Ao precisar de ajuda não tenha medo de procurar apoio,"
Ele também destaca a importância de não desistir do tratamento e de procurar apoio, seja através de psicólogos, psiquiatras ou grupos de autoajuda. Jean desafia seus leitores a perderem o medo de buscar ajuda, a quebrar barreiras e preconceitos, e a valorizarem a vida e os pequenos momentos
Jean Marques, que escondeu preconceitos e palavras negativas, hoje se orgulha de sua trajetória e das pessoas que o apoiaram ao longo do caminho. "Há alguns anos as pessoas sabiam que eu nunca iria conseguir vencer. Diziam que eu era um fracasso que meu final seria a morte. Talvez elas tenham certeza. Porém, quando uma pessoa diz que você não conseguirá vencer a depressão e vai desistir de tudo por conta de palavras e preconceitos, mostre-lhe a capacidade que você tem! Jamais permita que palavras negativas o derrubem E como é bom ver a ocorrência das pessoas que não acreditaram em talento.
Com 28 anos de carreira na fotografia, Jean Marques registrou imagens que contam histórias de superação e amor pela natureza. Ele convida a todos para conhecerem seu trabalho e se inspirarem em sua jornada de luta contra pensamentos suicidas.
"Hoje faço tratamento e sigo-o à risco. Participo de várias atividades no Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) mantendo-me ativo. Eu lhe convido procurar ajuda. Não tenha medo de procurar apoio por meio dos diversos tratamentos disponíveis. Vença as ideias preconceituosas que povoam sua mente!"
Jean destaca a importância do olhar para a natureza e percebe os detalhes que muitas vezes passam despercebidos. "Sempre gostei de observar a natureza e conhecer cada detalhe. O que mais me chama a atenção são as pequenas plantas que muitas pessoas pisam sem querer, sem perceberem sua importância na natureza. A grande sacada é olhá-las com simplicidade
Ele também ressalta a importância de registrar esses momentos e preservá-los na memória. "Há momentos em que choro ao observar as pessoas acabando com o meio ambiente, destruindo pequenas maravilhas do mundo. Seja um protetor da natureza, amigo leitor! Neste relato você poderá sentir a expressão e o amor que registraram as imagens por meio de um simples olhar para fotografia.
Jean Marques segue com seu trabalho, divulgando suas imagens nas redes sociais @fotosterapiabrasil e impactando vidas com sua história. "Não desista de seus sonhos! Deus vai levá-lo mais alto do que você imagina. Pense nisso", conclui Jean, reafirmando a importância de manter a esperança e buscar a felicidade não desista temos que viver um passo a cada dia nessa jornada.
Jean Marques continua a ser uma fonte de inspiração para muitos, usando sua paixão pela fotografia como uma ferramenta na terapia Fotografica e expressão. Seu trabalho não apenas captura a beleza do mundo ao seu redor, mas também a resiliência do espírito humano
https://www.instagram.com/fotosterapiabrasil/
Mín. 17° Máx. 29°