As comemorações do aniversário de 57 anos de Brasília vão durar 14 dias e serão espalhadas pela capital. No ano em que completam-se 30 anos de inclusão da cidade na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, o foco será na cultura popular tradicional e urbana. Para isso, a Secretaria de Cultura disponibilizará R$ 264,5 mil para as contratações de 29 artistas locais. O valor, 21,6% maior que o ano passado, não inclui gastos com infraestrutura. Atrações nacionais podem compor a programação.
“A cultura popular não pode sair do nosso campo de visão e de ação. Desta vez, queremos salientar a importância de olharmos para as nossas raízes, para a riqueza cultural de Brasília, que representa a diversidade da cultura brasileira. Por isso, as ações neste ano serão descentralizadas, começando pela Casa do Cantador e convergindo tudo para uma grande celebração no coração da cidade”, explicou o secretário Guilherme Reis.
Assim como aconteceu no réveillon, o GDF diz que priorizará atrações locais, mas não descarta grandes nomes nacionais. “O foco é valorizar a produção local e da forma mais democrática e transparente que temos, que é por meio de chamamento público. Diria que mais de 90% das atrações serão as nossas pratas da casa, mas estamos negociando para os shows da Torre de TV alguma ou algumas atrações nacionais que tenham relação próxima com a cidade. Queremos enfatizar a afirmação da nossa identidade cultural”, afirma o secretário de Cultura.
A reportagem completa você confere no site do Jornal de Brasília.